O Centro Educacional Heureca entende a aprendizagem como uma construção constante que se dá a partir de interações que os sujeitos estabelecem entre si e com o meio em que vivem.

O Conhecimento se constrói a partir de relações

O conhecimento que se constrói a partir dessas relações mobiliza, no indivíduo, a criação, a significação e a ressignificação de conceitos anteriormente construídos, levando-o a novas investigações.

Entendemos que cada criança e/ou adolescente que embarca conosco nessa jornada pelo conhecimento é única (o) e tem características e ritmos próprios de aprendizagem, o que buscamos sempre respeitar e considerar ao longo do processo avaliativo.

Para avaliar as crianças, na Educação Infantil (Maternal, Jardim I e Jardim II), temos o cuidado de registrar diariamente o desenvolvimento delas, assinalando sua participação em projetos, bem como as dificuldades e progressos em diversos aspectos, como o cognitivo, o motor e o afetivo. É com base nessas informações que os relatórios bimestrais são construídos.

No Ensino Fundamental, levamos em consideração igualmente aspectos quantitativos e qualitativos. Isso significa que os estudantes fazem provas, as quais são aplicadas em datas previamente divulgadas a toda a comunidade escolar, assim como participam de uma série de projetos, seminários, apresentações cênicas e um conjunto de outras atividades individuais e em grupo.

Nosso objetivo é que a nota final a cada período avaliativo reflita não apenas um momento isolado da vida do aluno, mas quem ele foi a cada dia daquele ciclo, pois é assim que uma avaliação processual se constrói.

NOSSA METODOLOGIA

O que prezamos em nosso currículo?

 Nossa visão do que deve ser ensinado a crianças e adolescentes é integradora e abrange não apenas o nível intelectual, mas também o afetivo e o emocional.

Queremos colaborar para a formação de compromisso ético e responsabilidade social em cada um dos estudantes que nos foram confiados, assegurando que eles serão pessoas que respeitam o meio ambiente, têm compromisso com a democracia, compreendem a importância da diversidade, valorizam a vida e se comprometem com uma cultura de paz.

Para que tudo isso seja uma realidade, organizamos nossa prática pedagógica articulando três grupos: os conceituais, os procedimentais e os atitudinais

Os conteúdos conceituais se constituem no aporte teórico que a escola deve oferecer em cada área do conhecimento e que são necessários para que nossos alunos tenham sucesso em uma série de desafios que a vida lhes apresentará, como provas e concursos.

Os conteúdos procedimentais saem do campo teórico para chegar à prática, conferindo a cada criança e/ou adolescente a autonomia, a criatividade e a autoconfiança necessárias ao domínio de regras, técnicas, estratégias e métodos que não apenas a escola, mas a vida prática vai lhes requerer em seu dia a dia.

Os conteúdos atitudinais, por sua vez, estão mais ligados à ética e valores que norteiam o modo de agir de cada pessoa nas relações com seus semelhantes e com o meio ambiente. Nosso trabalho é semear princípios como respeito mútuo e solidariedade à vida de cada um dos estudantes que embarcam em sua jornada pelo conhecimento conosco.